julho 25, 2006

receive a [warning] when I post! 

the unknown shoe



Ontem eu fui num clínico geral... ando bem depressiva de novo, então achei que deveria tomar a tal Fluoxetina¹ que me ajudou um bom tempo. Claro, com a receita azul, tudo direitinho, marquei a consulta numa clínica da frente da minha casa, que eu nunca tinha ido (a gente geralmente não vai em médico perto de casa, ainda mais do outro lado da rua!), e fui, fiz a fichinha, assinei a folha do convênio, esperei um tempo sozinha na sala e então o Dr. Carlos (que acho que não chegava a ser Doutor...) passa com a minha ficha na mão e balbucia "Vamos lá?". "Vamos."
O tal Dr. Carlos parece saído dum filme... Ele tem o cabelo grisalho, já bem apoucado, mas o que resta é comprido, e amarrado numa borrachinha cinza velha. Blusão cinza embolotado, calça jeans surrada, não vi o sapato, mas devia ser tênis... (aliás, por que eu não olhei o sapato?!?), grandes olhos verdes, um óculos do século passado, grau "infinito".
"E então, que tu quer?" ... educadíssimo.
Discorri sobre todas as %X##&% que estão afetando minha produtividade, as alucinações voltando, as sensações, o pânico, os motivos, tudo. E ele ali, me olhando.
Resumindo, quando ele começou a falar, me explicou sobre um "triângulo de realidade e loucura" que acho que ele inventou na hora. Tivemos uma discussão nada breve sobre o real e o irreal, o sensitivo e o insensível, sobre o que era causa e consequência, átomos, partículas, até sobre membranas moleculares. Passamos por energia, ego, lógica, óbvio e sobre os caminhos burros que a mente toma pra chegar à realização de um desejo. Presente, passado, futuro, lembrança, memória, tudo. Discutimos sobre tudo, praticamente. Ele, defendendo os pontos dele, eu defendendo os meus, questionando umas viagens que ele dizia... tipo papo de bar.
Quando ele finalmente parou de filosofar, me deu o diagnóstico: "Assim... pelo que eu pude perceber, tu é uma pessoa que se acha muito inteligente. Só que é burra, mesquinha, mentirosa e prepotente. Mente pros outros, pra ti mesma, com uma cara de pau absurda, e tu sabe por quê?" (imagina a minha cara à essas alturas...)... "Ahm..."
"Porque tu não tem a menor idéia do que é real e do que não é. O nome disso é loucura. Tu ter um distúrbio não significa que tu vai matar alguém, mas certamente significa que tu vai pensar nisso e cogitar, em algum momento, alguma solução absurda pra um problema que provavelmente é simples.
"Ok, ok... ego feridíssimo, quase enfiando a mão na boca dele, metade de mim queria matar e a outra metade esfacelar o tal Dr. Carlos, respirei fundo e disse, me colocando no lugar da paciente "... E o que eu devo fazer então?"
Aí ele me contou a história da vida dele. Me perguntou se eu acreditava em Deus. Claro, aí foram mais uns 20 minutos de defesa de pontos de vista diferentes, com direito à relembrar Roma e tal, eu defendendo a ciência e a física, ele defendendo teorias lidas e interpretadas, eu defendendo a fé como representação do dito "Deus" e ele personificando a energia em um só Ser Divino, dito dele "Deus" também.
Bem... Uma hora e vinte minutos depois, a sala de espera cheia de gente, chegamos à conclusão de que eu não ia engolir as idéias dele em tão pouco tempo e com tão poucas provas lógicas e coerentes, que ele não ia aceitar meu ceticismo como credibilidade na composição das coisas, na matéria.
Receita dada. Aperto de mãos e eu saio dali pensando "Cara... eu só cruzo com gente maluca nesse mundo...", enquanto provavelmente ele pensava "Coitada, doida, a pobrezinha..." depois de me anexar alguns substantivos um tanto quanto "anormais" pra uma consulta com um Clínico Geral.
O tal Dr. Eremita esteve a vida toda ali na frente da minha casa e eu nunca tinha visto ele, nem ele me visto. Me puxa isso um pensamento: que mais anda por aí esperando uma oportunidade de me desenhar?
Como é que ele vai saber em 1h e 20 mins se eu sou burra, mesquinha, egoísta, etc?
Não acho que numa situação normal de depressão ele teria ajudado o paciente, se ele não fosse tão paciente como eu. Ou o cara batia nele, ou saía dali e se matava. Nada menos que isso.
Bom, valeu o papo, as dicas de como agir com os juros do cartão de crédito, e claro, a receita.
Mas que foi surpreendente encontrar alguém tão disposto à me xingar, ah foi! =oP

ps1: O consultório tinha o mesmo cheiro da casa da minha avó paterna... Lá fui eu, claro, prum mergulho nas minhas lembranças enquanto esperava.
ps2: Estou intrigada com o sapato que ele usava... seria tênis? Seria bota? Chinelo? Alpargata? Ai, eu devia ter olhado =o/

Fluoxetina¹: A fluoxetina é um antidepressivo inibidor da recaptação da serotonina de quarta geração. Suas principais indicações são para uso em depressão, transtorno obssessivo-compulsivo (TOC) e bulimia nervosa.Substância ativa: Cloridrato de fluoxetinaFormas de apresentação: cápsulas e solução oral. Possui poucos efeitos colaterais, se comparado a outros antidepressivos. Normalmente demora de 15 a 30 dias para que o paciente note os efeitos. Permanece no sistema durante 15 dias em média. + [wikipedia]

Bom... de todas as "tinas", talvez essa tenha uma função mediadora entre meus lapsos de realidade e insanidade... Mas que não me tire as funções básicas... falar sozinha, falar dormindo, sair do ar, rir quando não pode, essas coisas...

Pedaço do diálogo:
Dr. Carlos: "Tu te acha inteligente?"
Drika: "Claro."
Dr. Carlos: "Bem, tu não é. Tu é burra, pobre de espírito, porque acha que é inteligente sendo que usa o teu cérebro da forma errada e faz associações estúpidas."
Drika: "Bom, pelo menos eu uso meu cérebro... e tento tirar o máximo que eu consigo, que pode não ser muito, mas pelo menos
tento ir até onde consigo..."
Dr. Carlos: "Pois é, pois tu te acha mais inteligente que muita gente, é prepotente e mesquinha, e mentirosa. Uma grande mentirosa. Tu não é mais inteligente que ninguém. Ninguém é mais inteligente que ninguém."
(...)
Dr. Carlos: "Essas pessoas que não acreditam em Deus não sabem o que estão fazendo."
Drika: "Eu acho que cada um tem todo o direito de acreditar no que quer."
Dr. Carlos: "Porque Deus deu esse direito, de escolha... só que a maioria das pessoas são absolutamente ignorantes e ficam tentando ir pelos caminhos mais fáceis mesmo que isso custe caro."
Drika: "E tu te acha mais inteligente que essas pessoas?"

(...)

=o)
Bééééééééé.

[eu, ou o que anda por aí dizendo que é.]

8 Thoughts:

Anonymous Anônimo declare...

Drika,
Só tu mesma para encontrar um médico tão maluquinho como tu!!! ;-)
Beijos mil
Carla Beatriz (Betty®)

11:14 AM  
Anonymous Anônimo declare...

Ninguém é mais inteligente que ninguém, mas você é burra, portanto menos inteligente que o resto. Nham.

Como uma pessoa pode minutos depois contradizer-se assim tão patentemente? Que horror.

10:18 AM  
Anonymous Anônimo declare...

Bah, foi sério isso? tem certeza q tu não alucinou? hehehe ah, paroxetina é mais legal hein... bjinho

12:24 PM  
Anonymous Anônimo declare...

Tem certeza que não era uma pegadinha?
Bah concordo com tudo que o pessoal falou.
Tudo na vída é dúbio:
Todos nós somos iguais, mas temos nossas diferenças!
Todos nos somos inteligentes, mas uns pensam e outros não?
Acho que o importante é não querer saber respostas para todas as perguntas!
Beijo

Fredy

4:12 PM  
Blogger Drika Bruzza declare...

Sinceramente, parece mesmo pegadinha, mentira, etc... afinal, sou filha de pescador mesmo... mas é verdade. O cara ainda me chamou de pobre de espírito.. :/

Mas anyway, eu concordo com vocês tb, o cara era um fanático meio doido, sei lá, como todos os fanáticos por qualquer coisa.

Outra: 7° em Porto Alegre... \o/

Beijos!!! Obrigada por postarem ^^

4:47 AM  
Anonymous Anônimo declare...

Hi people
I do not know what to give for Christmas of the to friends, advise something ....

9:37 AM  
Anonymous Anônimo declare...

Hello. Good day
Who listens to what music?
I Love songs Justin Timberlake and Paris Hilton

5:50 AM  
Anonymous Anônimo declare...

There are too little good sites. Your site is the best. Thank you for the chance to sign your guest book.
- accid.blogspot.com u
07 car civic honda
buy used car
car undefined used
used car bergen
used car oakland
used car greensboro
used car raleigh
used car killeen
used car vallejo
used car tacoma

1:39 AM  

Postar um comentário

<< Home