novembro 25, 2008

receive a [warning] when I post! 

out of my mind

Ando me sentindo mais ou menos como uma daquelas televisões novas e super über high tech... Com zilhões de cores, que na real não adiantam nada, afinal o olho humano só vê lá por umas 10 milhões de cores. Só isso. Só 10 milhões de cores. E se eu pudesse distinguir cada uma, conhecer cada uma, tenho certeza de que seria muito mais esperta.
Não, não, são só devaneios mesmo, nada de muito diferente do que eu costumo ser... ou pelo menos do que eu era. Nem tempo pra devaneios eu ando tendo, e isso é bom. Quanto mais tempo livre se tem, menos coisa se faz.
Ontem à noite li um livro de 220 páginas. Engoli o livro, praticamente. O livro é bom, fala sobre a imprensa podre que move as decisões, mesmo erradas, até o final, e se dá o direito de não se redimir. Bem coisa de imprensa. Bar Bodega, de Carlos Dorneles.
Não, não estou achando ruim toda a imprensa, mas a que manipula a opinião pública, sim.
Quem não faz outra coisa da vida a não ser ver TV, ou porque não tem outra alternativa, ou porque se acostumou a estar sempre acompanhado da Fátima Bernardes enquanto janta, tanto faz, acaba dando uma importância maior do que ela realmente tem. E não só isso, também deposita uma confiança estúpida em tudo o que é dito. "Se quem disse isso foi a Ana Maria Braga, é porque é verdade." E pronto. Não se questiona, não se avalia, e se a TV decidir não te dar o outro lado da história (que existe, acredite!) tu vai mofar com uma opinião que não é tua, e que pode ser de um editor-chefe lunático e cheio de transtornos compulsivos, alcoólatra e feio. Mas "amém", né não, minha senhora? Quem falou foi o guri das Casas Bahia.
Já se foi o tempo que a pessoa que metia a cara na tela era extremamente ética e informativa.
Agora o 'esquema' é o jornalismo de opinião. Ah, faça-me o favor. Opinião de quem? Minha não.
Faço sim publicidade e sei bem que antes de pensar na carinha fofa da menina do comercial de margarina, se pensa na cor da cortina, se pensa o gancho emocional, se descasca o consumidor em mil pesquisas qualitativas e quantitativas e se decide: vamos pegá-los por aqui. E lá está você no outro dia comprando a margarina que a menininha fofa gosta e disse que é boa. É mais cara, mas a menina é fofa mesmo, olha a carinha dela! Ela merece.
Bem, se cada um tem sua própria opinião, sabe distinguir o bom do melhor, o ruim do pior. Sabe trocar de canal na hora certa. Sabe desligar a TV na hora certa.
E eu, que me sinto uma baita TV chiquérrima e cheia de matizes...
Tsc. Pra que ter cores que ninguém vai ver?
Hmmmm... Na real devo ter mais cores do que imagino... ^^


;* \/


@ WMP: Ozzy Osbourne - Old L.A. Tonight

5 Thoughts:

Blogger Carla Beatriz declare...

Drika,

O blog da Claudia, minha comadre, fala muito sobre a manipulação da imprensa: http://dialogico.blogspot.com/.

Beijos

4:54 PM  
Blogger Thiago declare...

A Carla acredita em alguma teoria conspiratória de imprensa manipuladora? MEU DEUS!! Mas que surpresa!!! ¬¬

Manipulação das massas sempre existiu, existe e existirá para todo sempre. E sempre existirão as malas de roupa de riponga abraçadas numa baleia com uma faixa dizendo "Abaixo à Globo". Se sobrar um espaço na faixa ainda escrevem "Neste Natal, não coma o presépio".

Está mais evidente nos dias de hoje pela facilidade de acesso à informação, mas manipular a opinião das pessoas é mais velho que rascunho da Bíblia. Aliás, a própria Bíblia foi um livro escrito por homens e um conselho também de homens (Conselho de Nicéia) decidiu quais evangelhos entrariam no livro sagrado, etc. Tudo que temos acesso é manipulado por maos humanas e elas decidem o que vemos ou deixamos de ver. Transformar alguém em herói ou bandido pode acontecer da noite pro dia.

Aconselho assistir um filme chamado "O Quarto Poder", com Dustin Hoffman e John Travolta. ilustra bem como a imprensa muda a opinião de um país.

Nice text.

Bjs,
Thiago.

6:00 AM  
Blogger Unknown declare...

Como tanto os comentarios como o texto da autora são estilo "papo cabeça", vou fazer um simplíssimo e brevíssimo comentário, pautado na razão e fundamentado na lógica:

"É por isso que só assisto TV a cabo. E quando dá."

Anyway, prefiro muito mais música e cinema.
TV, de maneira geral, SUCKS

=**

6:28 AM  
Blogger Mari Thomé declare...

Só sei que assino uma revista deveras interessante: Cruzadinhas da Coquetel.
Odeio TV.
Simplesmente pelo fato de que qualquer fato tem mais de 3 versões. Certamente!
Beijos pra ti, Drika!
Tá virando lenda esse negócio da gente se ver :P

7:03 AM  
Blogger Carla Beatriz declare...

Drika,

Tem um meme para ti lá no Vai, Carla! Ser Gauche na Vida!

Vai lá conferir!

Beijos

5:45 AM  

Postar um comentário

<< Home