julho 12, 2007

receive a [warning] when I post! 

smoke on the water

Cara... e eu reclamava daquele calorzinho de 4°... eu devia era agradecer!
Só pra dar uma idéia do Estado hoje: alguns termômetros marcavam 2° (o caso do mais próximo da minha casa) em Porto Alegre, em Bagé e Dom Pedrito, -3°... e em Santa Rosa fez -4°. Vim ouvindo no carro a Gaúcha e cada vez ficando com mais frio, só de escutar. Aqui, conforme íamos vindo, o sol ia levantando cada vez mais e formando aquela aura dourada em torno de tudo que tocava. Ao fundo se via a neblina, o frio que o sol não deixava subir... e dos bueiros, fumaça, pareciam fornos. As pessoas na rua se agasalharam como puderam hoje: manta, touca, luvas, poncho... e se bobear, o pessoal sai de edredon enrolado. Saí meio atrasada, com a bolsa pendurada no ombro, meu pai já me esperava no carro do lado de fora da garagem... e quando eu passei pela porta senti o ar frio nos pulmões, e aquela sensação maravilhosa de ser gaúcha e poder fazer fumacinha (que eu acho um charme) e de ter crescido assim, em cada fase tendo uma lembrança de cada inverno. O inverno de Dom Pedrito, nas férias de Julho, a geada na rua e os gelinhos que se formavam nas poças e nos vasos da minha vó. Lembro que a gente andava de kombi com o vô, na carroceria, pra sentir o frio pra valer e ver o nariz congelar, minha prima menor ia dentro com ele e carregava um cachorro feioso que ela adorava, e meu primo mais velho descia quando a gente tava bem longe de casa e o vô ensinava ele a dirigir. Aí ele, bem exibido, arrancava e freiava pra derrubar a gente lá atrás. Depois, em casa, de noite ninguém conseguia sair na rua, então a gente disputava com as roupas num varal montado de última hora um espacinho na frente da lareira. Aquela lareira queimou de tudo: madeira, jornal, bonecas, até dinheiro, que uma vez a Luana trouxe não sei de onde e até hoje não se sabe de quem era o dinheiro que ela jogou lá dentro. Garanto que hoje ela não faria isso... hehehe.
Aqui em Porto Alegre me lembro que ia de "escolar" todo dia, e como era a segunda a ser pega, o "tio da escolar" (Tio Paulo... que saudade!) buzinava e eu dava um píque (corria o mais rápido que podia) da porta de casa até me atirar pela porta do ônibus, meio esbaforida, meio dormindo ainda, ele sorria (não era muito de falar) e eu ia pro fundão. Em questão de minutos a bagunça já era tanta que nem se pensava em frio. O difícil era educação física... ui! Tudo tava gelado... a rede do vôlei, a grama, os equipamentos, tudo. E o ginásio do Cruzeiro do Sul era um iglu, parecia que tudo era feito de gelo.
Até hoje eu ainda me divirto com o frio, as fumacinhas, adoro os dias cinzas gelados e que me permitem andar mais de uma quadra sem suar que nem uma porca.
Meu pai veio me contando no carro que quando ele era piá (lá em Dom Pedrito também...) ele ia pra o colégio quebrando o gelo que ficava nas valetas e que lembra de ter congelado umas quantas vezes no caminho, tendo que ou correr, ou pular pra se aquecer.
Coisa boa frio, pra nós que podemos dar um jeitinho de combater.
Dormir de conchinha, tomar sopa quente, tomar vinho e quentão até ficar com a boca e os dentes roxinhos. Pipoca, filme, parque, tudo fica muito mais legal assim. Ao invés de correr do sol, a gente procura ele, nem que seja um filete que passe entre as árvores ou prédios, mas que dê pra sentir um pouco do calor daquela claridade.
Acho que já deixei claro por aqui que gosto muito de Porto Alegre, gosto muito do meu Estado, gosto muito de frio e amo muito tudo isso!
Então, deixa eu falar um pouco do meu peixe. Ontem uma alma fofa e caridosa deixou uma sacolinha aqui no meu cube com um aquecedor de aquários. Tenho que dizer que se peixe sorrisse, o meu gargalharia. Quando eu liguei na tomada e coloquei na água, começou a esquentar e o peixe se colocou entre o vidro e o aquecedor num espaço mínimo, como quem vai pra frente do fogo e esfrega as mãos descongelando. Ele realmente tava com fio! Tadinho! Agora eu acho que tenho um peixe feliz, satisfeito e faceiro, sem frio, sem fome, de que mais ele pode reclamar? Enfim, fecho esse capítulo achando que ceguei o coitado com o flash... enfim, nenhuma vida é tão fácil assim. Hehehehe :D
Sobre o Grêmio, segue o baile com o gaiteiro Odone. Go Go Go Grêmio! \o/


John, entre o aquecedor e o vidro :D

5 Thoughts:

Anonymous Anônimo declare...

Só tu mesma para gostar de frio!!! Eu não gosto de frio excessivo e nem de calor excessivo. Odeio os dias gelados de inverno, especialmente os dias cinzas e também odeio os dias escaldantes de 40º do verão porto-alegrense.
Mas vamos combinar: as casas do RS NÃO são preparadas para o frio! Para quem passou 40 dias nos EUA, no meio do frio e da neve e NÃO passou frio, é difícil entender porque raios o gaúcho GOSTA de passar frio! Eu, hein?
Beijos fumacentos.
Carla

5:27 AM  
Blogger Drika Bruzza declare...

É que a gente é FODAAAAAAA!!!! \o/

Hahahaha xD

Mas concordo, as casas não são preparadas. Brasileiro não tem grana pra preparar casa. O que acaba acontecendo é que se compra a lareira mais barata e se queima lenha cara. :(

É a vida... :D

5:41 AM  
Anonymous Anônimo declare...

É estranho.. vc não ouve por aí as pessoas dizendo "mas quando eu era criança fazia bem mais frio que agora". Ou "hoje em dia já não faz mais frio que nem antigamente". Eu tenho uma teoria a respeito disso... vamos lá. Quando somos pequenos, tudo é maior, todas as coisas tem uma proporção e uma intensidade maior do que quando crescemos. Eu também tenho essa sensação que o frio de hoje não é a mesma coisa que o frio de outrora e aí me pego pensando se isso não se deve ao fato que, 13 anos atrás, eu pegava busão numa parada as 06:20 da manhã pra ir pro colégio, congelando de frio infinito! Tipo... nem sol não tinha ainda. Era noite fechada e batia um Minuano gelado e "de lado" de cortar as orelhas. Hoje eu acordo as 07:30 (ou 8:00 dependendo do meu humor), entro direto da porta da garagem no meu carro, ligo um sonzinho, ligo o ar quente, o sol já está lá em cima, etc. Então na verdade eu acho que o frio é exatamente o mesmo, nós que temos perspectivas e formas diferentes de encará-lo conforme o tempo passa.

Sobre o "John", fico mto feliz de ele estar tendo dias mais quentes e felizes. Já que não pude contribuir pra campanha do agasalho deste ano por motivos que não vem ao caso, pelo menos fico com a consciencia tranquila que contribuí para que um ser vivo passasse menos frio neste inverno. Legal essa foto... é o correpondente de uma pessoa sentada à lareira, né, Drika ? ;-)

Sem mais.

5:51 AM  
Anonymous Anônimo declare...

quem é este merda stréwblibloo. um putão ai usando nominho falso. mas você é muito medroso mesmo.

3:57 PM  
Blogger Drika Bruzza declare...

"Medroso" é quem não assina ou posta como ANÔNIMO. EU SEI quem são os frequentadores do meu blog... mas pelo jeito tenho "moderadores" não contratados.
Faça-me o favor de não fazer mais isso. Ou assine, ou não dê sua opinião.

Saco isso.

6:53 PM  

Postar um comentário

<< Home