outubro 01, 2007

receive a [warning] when I post! 

and now i wait my whole lifetime... for you

Como todas as obviedades que eu costumo repetir por aqui, vou de novo me desculpar, mesmo que eu não espere que eu me arrependa de alguma coisa no meu próprio blog. Não postei ainda, e faz uma semana pra mais que cheguei de Minas. Foram 420 fotos, mais dois ou três vídeos, muitas novidades, muitas coisas legais, visitas-relâmpago à Museus, cidades históricas, monumentos, etc. Tudo encantador. Partilhar de um passado onde eu não estive me parece familiar quando cada palavra e frase se monta da mente do Alex, e eu consegui (por incrível que pareça) formar uma rede de lembranças que mistura o passado e o presente. Conheci duas pessoas incríveis, talvez a mais incrível de todas, que foi a Tia Márcia. Uma mulher que entre toda a calma do mundo guarda uma simpatia inimaginável, misturada em livros de Eça de Queiroz e notas no piano. Impressionante. Inteligência, sabedoria, opiniões formadas e um sonoro "éca" quando experimentou o chimarrão. :)
Ótima cozinha por parte da Zizi, levando em consideração inclusive as sobremesas, o famoso "Bolo da Fábrica de Doces Brasil", queijo mineiro e goiabada cascão. Entre isso, empadinhas de frango, e um cardápio invejável, como cada vó baiana deve saber fazer. A Zizi é uma figuraça. Imaginei e redesenhei a minha vó nela, que como todas as outras vós do mundo, fazem de tudo pra agradar quem simpatiza, e fazem de tudo pra que a vida das pessoas seja mais confortável. As duas me deixaram muito à vontade. Eu pude conhecer cada traço da vida delas, pude compartilhar das histórias e do Catolicismo que cerca todos os cômodos da casa. Muitos crucifixos, imagens, pinturas, muita conotação de fé e apoio, já que a família era formada na sua maioria por padres. Entendi a forma "baiana" de ser católica quando conheci o "Bastião", uma peça moldada em gesso que figurava um menino negro em trajes infantis, claramente uma figura do candomblé. Outra coisa que eu achei o máximo: muitas estátuas de Carmem Miranda e clássicos como Bethoven, em bustos sobre o piano.
Conforme me disseram e eu pude conhecer, a família antes morava num casarão de muitos cômodos, onde o Alex e os primos cresceram, onde o pai dele cresceu, onde cresceram todos numa harmonia invejável, assim exatamente como pra mim é Dom Pedrito. Quando os irmãos e matriarcas morreram, Zizi e Tia Márcia se desfizeram do casarão... e as duas foram morar no simpático apartamento que eu conheci e me hospedei. Numa zona alta (Juiz de Fora foi construída entre 3 grandes morros), o silêncio permitia que se ouvisse a respiração e o próprio bater do coração.
Quando o casarão se foi, a maioria das coisas foram doadas, inclusive o material da capela (sim, havia uma capela dentro da casa), os móveis e muito da decoração. Ainda restaram os bibelôs e os quadros preferidos das duas, mas em cada lugar que se fosse se sentia a energia e a nostalgia de muitas gerações de boas histórias.
Senti uma empatia muito forte com as duas... e me senti em casa. Pude aproveitar cada minuto, fosse pra dormir naquela cama fofinha com lençóis brancos ou pra conhecer e conseguir reconhecer as principais ruas, visitar lugares que calavam de tanta beleza, conhecer sabores que há tempos o Alex conhecia, e me deixar encantada com histórias, fatos, a pracinha onde ele brincava, a pedra onde ele caiu um tombo, o trem que cumprimentava os primos empuleirados na janela da casa, os barzinhos movimentados da noite.
Em cada esquina, um bar. Cerveja Itaipava, parece ser a nossa Polar, e foi aprovadíssima, muito boa. Pastel da Mexicana, pizza da La Traviatta, primo Basílio... todas as coisas que eu fiz me transformaram numa pessoa melhor.
Tenho certeza de que muita coisa deixei de contar aqui, mas não é por falta de memória (sempre condeno a coitada, pobrezinha)... e sim porque tem coisas que eu quero guardar comigo, só comigo. Seria muita displicência da minha parte deixar de enumerar as belezas de lá e toda a energia boa que cerca, e não dizer que é convidativo e "Bom demais da conta, uai!", só sei que quando vamos de braços abertos e olhos apaixonados, cada pequeno detalhe nos parece tão maior... que a gente se sente pequenininha diante de tanta felicidade. :)


Resultado de dois Dramins: um pouco de sossego pra vencer o medo :$

Não pode respirar até acabar o túnel! Belas paisagens já na chegada a Minas Gerais.

Bom dia!!! Primeiro nascer do sol, na estrada, já em Minas... e aí se descobrem as belas montanhas :)

Já em Juiz de Fora, os fofos táxis amarelinhos, adorei!

Pra variar, novos lugares, novos piercings. O autor desse é Marcus, o protagonista da fotinho. Agora tenho um novinho no umbigo, na parte debaixo. Quando perder a barriga posto foto xD

Em cima do piano, Bethoven e seus coleguinhas.

Na frente, tia Márcia e seus dedinhos encantados.

Um dos bibelôs que eu mais gostei... a mocinha no telefone. Meigo demais!

Museu Mariano Procópio... sem câmeras :'(

Ainda no pátio do Museu.

Coleção Murilo Mendes, no centro da cidade. Pinturas, grafismos e restauração.

Aqui no alto do Morro do Cristo, a gente se sente pequenininho e grande ao mesmo tempo xP

Ah... a Mexicana, pastelaria Rolante, e seus pastéis maravilhosos!

Dia de "fazer a noite" em Minas, bar Mercearia, com a prima fofa do Alex, a Adriana... ou Dri :)

No cinema pra ver Primo Basílio... Alex, eu, tia Márcia e a Zizi. Filme ruim, mas ótima companhia ;)

Ahhhhhhhh Batião, num chora, menino!!!

Em Petrópolis, RJ, no Museu Imperial.

No Bar do Museu Imperial, com o trem antigo atrás, cadeirinhas de anão da Branca de Neve e timer da câmera... xD

Nós e o fofo do Paliozinho, que foi nosso companheiro na viagem: 160km/h e muita história pra contar.

De Minas ao Rio, dançamos como crianças doidas no carro, muito, mas MUITO divertido. Fechou a viagem com chave de diamante!

CURTINHAS:
São 20 fotos... não consegui escolher umas ou outras, de uma triagem de 400, acho que tá bem bom :P [+] Mix Bazaar nesse findi!!! \o/ Eba!!! [+] Ontem redenção, comprei 3 lhamas fofas pra decorar meu cube ;D [+] Final de semana que passou foi ÓTIMO, noutro post falo nele, acho que esse tá grande demais :$ [+] Metallica S&M pra começar bem a segunda-feira, depois do meu time ter ganho mais três pontinhos em cima do Juventude. Quarta tem jogo, e eu VOU! xD Grêmio, Grêmio, lalaiááááá!!!! [+] Que seja bem-vindo Outubro :D

4 Thoughts:

Blogger Thiago declare...

Cherry Blues pub vende cerveja Itaipava há horas =P

É só SABER sair em Poa que tu acha de tudo ;-)

Leitura dinâmica em Z pra ajudar na "digestão"

Falooooooooooooooooooow, tchau-tchau

=***

10:35 AM  
Anonymous Anônimo declare...

Drika,

A Itaipava se acha em qualquer lugar daqui de Sampa...E não esqueça de passar no site assinoinclusao.org.

3:03 PM  
Blogger Alex R. declare...

Due to size problems, see comment of this post in the following link:
"Moved comment"


Blogger Admin.

7:11 AM  
Blogger Alex R. declare...

Então... passei aqui de novo só pra dizer que adorei o título desse teu post. X)

9:48 PM  

Postar um comentário

<< Home